Publicado em 30/04/2019 às 20h26 | |

Oficina do Programa Prefeito Amigo da Criança acontece na Escola Cosme de Farias

 

Na tarde desta terça-feira (30/4), aconteceu a quinta atividade do calendário de oficinas do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC). Desta vez, a unidade escolar contemplada foi a Escola Municipal Cosme de Farias. Esta é mais uma ação que culminará na elaboração do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA).

 

Na oportunidade, além dos gestores da unidade, toda a comunidade escolar foi convidada a participar da iniciativa, que tem como objetivo alcançar o maior número possível de pessoas das regiões contempladas, no intuito de mostrar a importância da criação em conjunto do PMIA, que será uma ferramenta importante para efetivação de políticas públicas para as crianças e adolescentes do município.

 

A subsecretária da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Janete Ferreira, que está à frente das ações, esteve acompanhada do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC), composto por ela e mais seis profissionais da administração municipal, e conduziu as atividade.

 

Localizada no Bairro Phoc I, a Escola Municipal Cosme de Farias atende nos turnos matutino e vespertino uma média de 500 alunos, nas séries do 6º ao 9º ano, na faixa etária de 10 a 17 anos. Segundo ela, este é o público-alvo perfeito para as discursões das oficinas, pois é onde o risco social acontece com mais frequência e onde a proteção e assistência, por parte do Poder Público, se fazem ainda mais necessárias. Na ocasião, ela reforçou, para os presentes, a dedicação do prefeito Elinaldo Araújo na construção do PMIA, o que para ele é fundamental para que crianças e adolescentes sejam ainda mais acolhidos socialmente.

 

De acordo com Janete Ferreira, até então, as oficinas estavam acontecendo com alunos de faixa etária menor.  “Sabemos que os trabalhos nessa unidade será desafiador, pois o público é mais questionador e isso é muito importante para nós. Podemos dizer que esse será um pontapé mais forte com relação às resposta que teremos durante os trabalhos”, destacou.

 

Durante o encontro foi discutido o papel da família na vida das crianças e adolescentes e da necessidade de cada entidade fazer o seu papel na vida dos jovens para que não se rendam ao mundo da criminalidade e da violência. Aconteceu ainda palestra sobre gravidez na adolescência, promovida pela Secretaria da Saúde (Sesau); dinâmica com profissionais da Defesa Civil sobre segurança e proteção; e apresentação esportiva da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv); esclarecimentos da Secretaria da Educação sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente focado na questão da iniciação e qualificação profissional dos jovens participantes.

 

Para a gestora da unidade escolar, Edcleia Pereira Dias, receber a iniciativa é importância para discutir, fomentar e pensar políticas públicas voltadas à infância e adolescência. “Este é mais um momento de ouvir importantes colaborações que auxiliarão o Poder Público a construir ações e projetos que melhorem a vida destes jovens”, salientou.

 

Mãe de Quezia Jesus e Wellinton Junior, de 12 e 11 anos respectivamente, Ivani Souza Cruz, 27 anos, esteve presente na atividade. Moradora do Phoc III, para ela a questão fundamental da atividade é de aproximar a comunidade escolar da escola.

 

PROGRAMA

 

O Programa Prefeito Amigo da Criança em Camaçari, que tem como madrinha a primeira-dama Ivana Paula, tem por objetivo estimular a criação e o aperfeiçoamento de políticas públicas destinadas à promoção e à proteção dos direitos das crianças e adolescentes, mediante suporte técnico aos gestores municipais que aderem à proposta, durante os quatro anos da gestão municipal, culminando no reconhecimento dos esforços realizados e dos resultados obtidos.

 

O PPAC foi criado em 1996 pela Fundação Abrinq e estimula o fortalecimento das organizações que atuam com o público-alvo, incentiva a participação social, a transparência e a articulação das iniciativas promovidas pelo poder público e pela sociedade civil, por meio do diálogo constante entre diversas instâncias e do fortalecimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares.

 

Por meio de Seminários Regionais e da Rede Prefeito Amigo da Criança, possibilita a troca de conhecimentos e experiências entre prefeitos e gestores municipais sobre os principais desafios para a concretização de políticas públicas efetivas voltadas às crianças e adolescentes. Além disso, produz e disponibiliza Cadernos Temáticos como suporte técnico sobre orçamento público, planejamento de políticas públicas e práticas exitosas voltadas a esse público.

Agência Caamaçari 

Tags

sem tags

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Educação