Publicado em 10/08/2018 às 12h05 | |

Agentes de Endemias de Lauro de Freitas são capacitados para prevenção e controle da leishmaniose

 

Cerca de 120 agentes de endemias de Lauro de Freitas participaram da capacitação sobre prevenção e controle de Leishmaniose, na manhã desta quinta-feira (9), no auditório da Faculdade Unime. A capacitação faz parte das ações da Semana Municipal de Controle e Prevenção da Leishmaniose Visceral, promovidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SESA) e tem como objetivo o aprimoramento no trabalho de prevenção e redução dos riscos de transmissão da doença.

Os agentes receberam informações para que possam desenvolver de forma eficaz o trabalho de controle às endemias. O coordenador do Núcleo Regional de Saúde Leste, José Desidério, um dos palestrantes da capacitação, passou orientações aos agentes. “Trouxemos hoje um pouco do histórico e os avanços no combate e prevenção da Leishmaniose. Além disso, apresentamos medidas de controle, como a utilização de inseticidas para o combate dos insetos causadores da doença e outras características para a identificação de animais domésticos que possam estar com a doença, para que, assim, se evite a transmissão para os humanos”, relatou.

A valorização do trabalho e a importância do desenvolvimento dos serviços de controle a endemias foi destacado pela epidemiologista e professora da Unime, Priscila Magalhães. “O trabalho dos agentes de endemias é a base do sistema de vigilância em saúde. Esses profissionais têm a responsabilidade primária no cuidado com a saúde pública. Por isso, além de capacitar esses servidores, é preciso valorizar e colaborar com o trabalho destes profissionais”, apontou.

A Semana Municipal de Controle e Prevenção da Leishmaniose Visceral, iniciada no dia 6, está promovendo atividades educativas e informativas junto à população. O encerramento das ações será realizado nesta sexta-feira (10), 8h, na Câmara de Vereadores, em sessão especial com o tema “Leishmaniose, uma doença a ser enfrentada".

Tags

sem tags

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Lauro de Freitas