19/11/2018 às 06h52 |

Mutirão de Cirurgias Municipal é iniciado nesta segunda (19)

Tiago Pacheco

 Tiago Pacheco

Nesta segunda-feira (19/11), começou o Mutirão de Cirurgias Municipal e o prefeito Elinaldo Araújo foi conferir o andamento. A iniciativa segue até o dia 22 de novembro, no estacionamento da Prefeitura de Camaçari, a partir das 6h, onde são realizadas a triagem e os exames pré-operatórios para sete tipos de cirurgias eletivas que devem contemplar cerca de mil pessoas.

 

O prefeito Elinaldo determinou a realização do mutirão com objetivo de zerar a fila de espera das cirurgias ofertadas, que são as com maior procura. “A demanda reprimida atrapalhou muito o serviço de saúde do município. A realização dessas cirurgias vai ajudar muito para o próximo ano, além da programação de que mais ações aconteçam”.

 

Neste mutirão, serão realizadas cirurgias de laqueadura tubária, histerectomia videolaparoscópica (mioma), vasectomia, hernioplastia (hérnia), colecistectomia videolaparoscópica (vesícula), hemorroidectomia e dermatológicas.

 

A iniciativa é uma ação do governo municipal voltada para moradores de Camaçari. Para participar, é preciso ter entre 18 e 65 anos e apresentar RG, comprovante de residência, cartão do SUS municipal, requisição médica e exames já realizados.

 

No espaço montado trabalham 60 profissionais e são realizados os exames de eletrocardiograma, ultrassonografia, de laboratório e raio-X. O paciente faz tudo no mesmo dia, o que fora do mutirão pode durar até um mês.

 

Após esse período, na sexta-feira (23/11) e no sábado (24/11), serão realizadas as consultas pré-anestésicas. A previsão é de que as cirurgias ocorram entre os dias 3 e 23 de dezembro, no Hospital Centromed.

 

O secretário de Saúde, Elias Natan, destacou a importância da ação. “Tínhamos uma lista de espera grande e era um compromisso do prefeito que as cirurgias de Camaçari fossem realizadas aqui. Com a estratégia de diminuir a demanda e zerar a fila, estamos disponibilizando esse elenco de cirurgias”.

 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa, parabenizou a gestão municipal pela iniciativa. “Esse mutirão já vem sendo pautado há alguns anos no município, solicitado para tentar diminuir um pouco essa fila de espera. Vamos dar uma grande alavancada na qualidade da saúde do município com essa resolutividade”.

 

“Muito impressionada com o serviço”. Essa foi a definição da autônoma Mércia Silva, 40 anos. “Quando soube que haveria esse mutirão de cirurgias fiquei sem acreditar, porque a gente não tinha essa oportunidade na cidade. Está todo mundo feliz aqui, o atendimento rápido e de qualidade”, declarou, além de afirmar que se arrependeu de ter passado a noite na fila porque não tinha necessidade.

 

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Camaçari