11/05/2018 às 01h10 |

Seminário gratuito pauta o gênero melodramático

Evento acontece nesta segunda-feira, 14 de maio, no Goethe-Institut Salvador

 

Propondo uma profunda investigação sobre o gênero melodramático na contemporaneidade, o projeto “Vermelho – um melodrama” promove o “Seminário Melodramando”, um evento aberto ao público, que será realizado nesta segunda-feira, 14 de maio, às 19h, no Goethe-Institut Salvador. Três convidados compõem a programação da noite: Fernanda Chicolet e Cainan Baladez (RJ), diretores do filme “Demônia: melodrama em 3 atos”, que será exibido na ocasião; e Paulo Merísio (RJ), artista-pesquisador e organizador do livro “Sentidos do Melodrama”, que terá lançamento no local. Para completar, haverá uma fala do dramaturgo e roteirista Gildon Oliveira (BA), autor do texto inédito “Vermelho rubro amoroso... profundo, insistente e definitivo!”, cuja encenação é o produto central desta iniciativa, que foi contemplada pelo Edital Setorial de Teatro, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

Nesta empreitada, Gildon Oliveira se une ao diretor teatral, cineasta e coreógrafo Jorge Alencar, que assinará a direção do espetáculo, agora em processo de criação, fruto da pesquisa de mestrado do autor no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Encenar um texto inédito de um baiano, fruto de longos anos de estudo, é um incentivo à nova dramaturgia e à carpintaria dramatúrgica na Bahia. Para fortalecer esta frente, além do Seminário, o projeto “Vermelho – um melodrama” se desdobra em outras atividades estruturantes que envolverão a comunidade teatral e o público interessado: três residências artísticas que resultarão na composição do elenco final da peça e uma oficina gratuita de melodrama.

 

SEMINÁRIO MELODRAMANDO – O Seminário objetiva refletir criticamente e artisticamente sobre a intensa presença das narrativas de teor melodramático no Brasil em diferentes plataformas – TV, cinema, literatura, rádio etc. Também busca problematizar os preconceitos históricos sofridos pelo gênero e suas tipologias, dissolvendo insistentes pares de oposição como profundo X superficial; arte X entretenimento; popular X erudito, entre outros.

 

O melodrama, gênero dramático surgido no teatro francês no final do século XVIII, se caracteriza principalmente pelo acesso direto à sentimentalidade do espectador. Pela sua forte presença na cultura brasileira, este projeto toma ciência do melodrama, indo além de uma abordagem sistemática e determinista de suas estruturas e técnicas, para entendê-lo como fenômeno atual e que se apropria de elementos de outros gêneros para compor-se como estrutura dinâmica e viva.

 

Seminário Melodramando

Quando: 14 de maio (segunda-feira), 19h

Onde: Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia

(Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)

Quanto: Gratuito

Produção: Dimenti Produções Culturais

Apoio: Goethe-Institut Salvador-Bahia

Apoio financeiro: Funceb/ FCBA/ Sefaz/ SecultBA/ Governo da Bahia

 

Tags

sem tags

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Teatro