21/02/2019 às 08h36 |

Conhecendo a si mesmo

  Como já diz o provérbio árabe: “A coisa mais difícil para o homem é o conhecimento próprio”

 

  Como já diz o provérbio árabe: “A coisa mais difícil para o homem é o conhecimento próprio”. Conhecer a si mesmo é fundamental para todo ser humano, pois é nos conhecendo que somos capazes de ir muito além do que imaginamos, pois sabemos qual é o nosso ponto fraco e o ponto forte. Conhecer a si mesmo significa ter consciência de tudo que move o seu eu, suas emoções e seus desejos. Não é nada fácil, somos seres cheios de defeitos. Somos vaidosos e reconhecer o nosso lado negativo não agrada a ninguém. Mas é de grande importância ter uma relação consigo mesmo, pois facilita e abre caminhos para uma relação feliz com as outras pessoas.

O interessante é que quando você começa a se conhecer, tudo fica mais claro. O difícil passa a ser mais fácil, porque o seu modo de ver não é mais o mesmo. Quanta coisa muda em nossa vida a partir do momento que passamos a nos entender com nós mesmo Reações  diferentes, atitudes, dentre outros fatores, nos leva a perceber que nossa vida muda completamente, pois passamos a ver o mundo de uma   outra forma, com outros olhos. Os olhos da união, da cumplicidade, do carinho, da paz e, principalmente, o amor ao próximo.

O grande filósofo Sócrates dizia que conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”. A nossa missão é conhecer a si mesmo, investigar o nosso eu e assim passamos também a conhecer os nossos pensamentos, refletir sobre eles e tudo ficará mais fácil e consequentemente nos tornaremos um ser humano melhor, nas atitudes, no amor, no trabalho, na família, na vida em geral. Então esse é o grande passo para o sucesso em tudo que venhamos a fazer.

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Opinião

Conhecendo a si mesmo

Vânia Vigo

Conhecendo a si mesmo