15/11/2018 às 11h14 |

O Eleitor Impetuoso

 

Os Petralhas, Bolsominios, canalhas, homofóbicos, corruptos.... poderia ficar enumerando vários adjetivos usados contra pessoas nas redes sociais durante as eleições de 2018. Uma eleição marcada pela polarização, pelo discurso de ódio, pela fake news..... O que diz o dicionário português: que impetuosos são aqueles que se comportam ou agem com violência. Que demonstra, em sua maneira de agir, falta de reflexão; que age sem pensar: que possui o caráter irritável; que fica facilmente irritado: gênio impetuoso.

Pessoas que se manifestam com essas características na internet são bem numerosas no mundo virtual.  Mas eu sou impetuoso? A partir do momento que você faz comentários, escreve textos, se manifesta em vídeos de forma agressiva, sem refletir sobre o que escreve, ou seja, de ímpeto, você se torna impetuoso.

Li um artigo  que tinha uma fala do antropólogo e historiador Frederico Tomé, no qual ele diz que o Brasil vive o momento “mais delicado”, em termos de violência a políticos e à política, desde a redemocratização. Para ele ,a agressão também é uma forma de domínio e herança de um país com tradição escravocrata e mandatária. “Da redemocratização até os dias atuais, a eleição de 2018 tem se tornado aquela em que a violência tem predominado”, acredita.

Esse comportamento se dá com o advento da internet, que surgiu nos anos 60, na Guerra Fria, nos Estados Unidos, mas despontou na década de 1990 com grande rapidez e vem transformando o dia a dia da sociedade. É nesse cenário "social" político que os eleitores se transformam, como se estivessem em um jogo de futebol. Torcidas impetuosas, que vão além da tela do computador, e chegam na vida das pessoas de forma agressiva.

O processo de troca de comunicação nas redes sociais é muito facilitado, e  tudo pode ser utilizado para o bem ou para o mal. Os eleitores impetuosos se sentem libertos no mundo virtual  para expressar suas "razões', seus comentários ofensivos. Esses dias estava passeando virtualmente nas redes sociais de alguns artistas que se manifestaram a favor do candidato Fernando Haddad (PT), e fiquei perplexa com os comentários de ofensas e xingamentos e ameaças. E com essa liberdade dentro de um universo de 'todos', que os eleitores da atual sociedade vêm impetuosamente se manifestar contra a opinião da sua torcida adversária.

Assim, podemos dizer que a internet  virou um campo de batalha, mas não vamos confundir liberdade de expressão nas redes sociais com palavras intolerantes e sem reflexão, pois estão sujeitos à lei.

 

Vânia Vigo é jornalista e pós graduada em Jornalismo Político 

https://www.instagram.com/vania_vigo/

https://www.facebook.com/vania.vigo.5

 

Tags

sem tags

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Opinião