Curta a nossa página
08/11 23h56 2017 Você está aqui: Home / Reflexões Filosóficas Gabriel de Jesus Imprimir postagem

Ativismo Cidadão

Você está aqui: Home / Reflexões Filosóficas - com Gabriel de Jesus

 Na Grécia antiga o cidadão era aquele que participava da política, já em Roma com seu Panis Et Circences, o cidadão era aquele que obedecia as leis e servia aos seus governantes. No Brasil atual a construção da cidadania limita-se apenas ao sufrágio periódico. Se faz necessário criar indivíduos com grandes consciências sociais.

    Costumeiramente vemos nascer nas pessoas sentimentos de indignação quando escutam alguma notícia de corrupção ou injustiça, mas logo esse impulso é abafado por qualquer distração da vida como uma partida do time preferido, a novela mais aguardada, as contas para vencer etc. Esse comportamento é muito parecido com um fenômeno que acontece no dia-a- dia quando passamos por perto de um dos tantos esgotos a céu aberto que existem nas cidades, na primeira vez, asco pelo mau cheiro, na décima vez, acomodação. Aos poucos vamos nos acostumando, nos distraindo com outras coisas da existência.

   Nesse sentido, fica claro que formar cidadãos conscientes e ativos buscadores de uma mudança social não é tarefa simples, contudo necessária para as transformações que tanto queremos. Até hoje viveríamos na Idade Média com suas cruzadas, fogueiras e mortes se grandes paladinos não tivessem saído das acomodações naturais da existencia para lutar em favor das mudanças estruturais ocorridas à época. Isso demonstra que a cidadania não deve abster-se apenas as regras convencionadas de um período, seja ela obedecer a um rei, debater em praça pública ou votar periodicamente.

     Portanto, o ativismo cidadão não deve apagar em nós, ele não precisa existir apenas de quatro em quatro anos quando somos “obrigados” a votar em nossos representantes. Há muita coisa para se fazer, muitos buracos para tampar, muitas paredes sem rebocar e bastante lixo por recolher. Conscientizando o indivíduo transformaremos a realidade ao nosso redor.


Nelson Gabriel de Jesus Neto


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicações relacionadas