Curta a nossa página
01/11 08h40 2017 Você está aqui: Home / Equilíbrio Psicofisiológico Manuel Barreto Imprimir postagem

O Autoconhecimento como uma forma de viver uma vida equilibrada.

Você está aqui: Home / Equilíbrio Psicofisiológico - com Manuel Barreto

Hoje em dia, é comum vivermos de forma estressada, sem tempo para nada. Isto reflete em uma vida limitada para o verdadeiro potencial do ser humano.

É sabido que temos um veículo físico complexo, sobre o qual nem mesmo os maiores cientistas têm total conhecimento. Muitas vezes este organismo vive desequilibrado, fruto de uma profunda falta de controle sobre nossos pensamentos, sentimentos e ações. Se nos agridem, revidamos com agressão, se nos falam belas palavras, ficamos sorridentes, resultado: somos dominados pelos fatores externos que se apresentam aos nossos cinco sentidos.

Uma boa maneira de sabermos viver de forma equilibrada é usar a consciência a nosso favor, começar a estudar nossa psicologia interior para descobrirmos os fatores que nos fazem mudar de estado de ânimo.

Sabemos que muitas doenças são causadas pela impaciência, ansiedade, pelo rancor, ressentimento, ódio. Será possível deixarmos de reagir mecanicamente diante de determinadas circunstâncias, será que temos a capacidade de escolher como agir em cada momento da vida? Para quem procura conhecer a si mesmo a boa resposta é sim. Existe uma capacidade latente, dentro de cada um, capaz de iluminar os estados inconscientes, desenvolvendo as virtudes da paciência, da tolerância, da compreensão, controlando assim os estados emocionais e contribuindo para uma vida saudável, em que existam verdadeiramente paz, harmonia, amor, compreensão com nossos familiares e amigos, mudando assim muitos desgostos e, porque não dizer, chegando ao estado de verdadeira felicidade interior.

Nos próximos dias, daremos continuidade a este tema com maiores detalhes sobre o autoconhecimento e as formas de buscar ferramentas para o desenvolvimento interior e exterior.

 

Manoel D.S. Barreto (Texto revisado por Manuela Barreto Santos - Mestra em Literatura pela UEFS)


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicações relacionadas