Curta a nossa página
07/11 10h11 2018 Você está aqui: Home / Opinião Vânia Vigo Imprimir postagem

O Intolerante Virtual

Você está aqui: Home / Opinião - com Vânia Vigo

Esses últimos tempos têm nos mostrado o quanto o ser humano está intolerante com o próximo. Se eu não concordo com a sua opinião, está errado! E você (que não pensa da mesma forma que eu) não é uma pessoa boa. A eleição de 2018 é um grande exemplo de como as pessoas estão cada vez mais se tornando intolerantes.  

 A internet nos mostra bem esse comportamento. São cenas explícitas de intolerância entre seus usuários. Esse meio de comunicação faz com que os indivíduos fiquem corajosos, expressando sua opinião, a sua “verdade”, e não medem as consequências de suas palavras,  e a tolerância é zero.

Comportamentos agressivos sobre política tomaram conta do mundo virtual, mas não só nesse espaço, como no meio familiar, entre grupos de amigos.

As pessoas precisam entender que o fato de eu ter opinião contrária a sua, não me torna pior, ou melhor, que elas. Será que não podemos ter opiniões divergentes e sermos respeitados por isso? O que percebo é muita hipocrisia no mundo virtual. Eu sou, eu tenho, eu quero, eu posso. Parece terra de ninguém onde falam e fazem o que querem sem preocupação alguma e cuidado com o outro.

Como diz Mahatma Gandhi : “A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos”.

Nesse cenário virtual, temos olhares, pontos de vistas e opiniões diversas sobre o mesmo assunto. Os nossos pensamentos são de acordo com as nossas vivências, portanto o pensamento é seu. Umberto Eco descreve bem quando diz: "fundamentalistas dão um toque de arrogante intolerância e rígida indiferença para com aqueles que não compartilham suas visões de mundo.” 

Nesse espaço cibernético, os ânimos ficam aflorados, os usuários ficam corajosos, impondo a sua verdade de tal forma que a opinião do outro é sempre contraditória. Vamos pensar mais antes de publicar algo desrespeitoso, pois as implicações vão além da tela do computador, elas ultrapassam fronteira e geram grandes impactos na vida de quem está sendo agredido. 

No final, as pessoas são elas mesmas, seja no presencial ou virtual. A diferença é que o ambiente em rede facilita que cada um solte seus anjos
maus.

 

Vânia Vigo 

Jornalista e pós-graduada em jornalismo político

https://www.instagram.com/

https://www.facebook.com/vania.vigo.5

 

 

 

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.