Curta a nossa página
28/09 13h15 2018 Você está aqui: Home / Literatura Jussara Pires Imprimir postagem

Os descartáveis aumentam a cada dia.

Você está aqui: Home / Literatura - com Jussara Pires

Tem gente que acredita que tudo vem dos mercados. E que a natureza não é importante, é tão somente uma paisagem para compor os jardins. Hoje em dia tudo ou quase tudo é industrializado, e suas embalagens são descartadas sem a preocupação das consequências disso. 

Ignorando a necessidade de manter o equilíbrio do ambiente, despejam todos os dias toneladas de lixo e dejetos, como: sacos, copos, garrafas e outros tantos materiais plásticos; são jogados aos montes por todos os pontos cruciais para a vida do planeta:  na terra, nos rios, nos lagos nos mares, nas nascentes, praias, córregos... 

 Os consumistas, de todas as idades, não se preocupam aonde vai parar o lixo que consomem. E nada tem muita durabilidade em suas mãos nervosas.  Mas o lixo industrializado passa uma eternidade para se decompor, principalmente o plástico. E com tanto lixo, aumenta a proliferação de animais perniciosos e de agentes tóxicos que contaminam o solo, a água e o ar; acabam envenenando a flora e a fauna. 

Mas isso não é novidade, é bem verdade! Quantos já falaram da necessidade de reverter esse quadro trágico que vivemos? Mas ninguém tem interesse em reverter isso, não é mesmo? Sejam os grandes empresários, que faturam montanhas de dinheiro; sejam as autoridades, que enchem os bolsos de propinas; ou sejam os consumistas, com sua sede de comprar, comprar, comprar... Tapam os olhos por ignorância ou por pouco caso, mas o importante é continuar a obter objetos muitas vezes desnecessários.

Li outro dia algo interessante sobre uma arte milenar com cerâmicas quebradas; para não jogarem no lixo as cerâmicas quebradas, costumavam ser coladas com uma fina camada de ouro. E assim, as transformavam em uma peça única, uma peça preciosa. Eu achei isso sensacional! Pois, além de não descartarem de um objeto antigo, davam a ele um valor inestimável, um valor histórico.  Pois toda peça tem uma história a ser contada.

Os homens, infelizmente, estão se tornando como a cerâmica quebrada, mas que não pode ser consertada. Pois a maioria deles já perdeu seus valores morais e ou intelectuais. Eles contaminam tudo que toca, tudo que quer, tudo que vê. Estão se tornando lixo, o pior lixo que um planeta poderia ter, e vão se juntando aos outros lixos. Todos descartáveis. E com tanto lixo, o que será do nosso planeta?

 

Jussara Pires 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados