Curta a nossa página
31/07 18h45 2018 Você está aqui: Home / Mercado de Trabalho Bruno Moreno Imprimir postagem

 
Talvez você nunca tenha se questionado ou se percebido, mas afinal, quem é você "na fila do pão" ou quem é você no mercado de trabalho? 

Um profissional reativo? 

Um profissional pró-ativo? 

Cada vez mais o mercado tem exigido resultado dos profissionais, então é preciso ficar atento e entender quem você é e se tem necessidade de ser diferente. Primeiro vamos definir o reativo: Geralmente é aquele profissional que espera determinada situação ou fato acontecer para que ele possa tomar as medidas, ou buscas as soluções em eventuais problemas. 

E o pró-ativo, quem é? Então, o profissional que se enquadra nessa definição ele é literalmente o oposto, ou seja, ele se adianta tanto em nas situações como em eventuais problemas, digamos que ele tem um pouco de visão do futuro.

Aaaa, então para ser pró-ativo preciso ter uma bola de cristal? Não mesmo. O profissional pró-ativo consegue simular situações, ao contrario do reativo que geralmente tem apenas uma visão, ou seja, pensa durante e esquece de planejar o pós. E será que consigo me tornar pró-ativo da noite para o dia? 

Claro que não né... 

A pró-atividade exige uma série de fatores. Sabe aquele lema comum usado na sociedade, "Foco, foco e fé", pois é, foque do desenvolvimento das suas habilidades, uma delas é o auto-conhecimento de si mesmo e dos seus pontos fortes, além disso, vem a questão da influência, foque nas pessoas que estão ao seu redor e na maneira com que elas podem te ajudar de alguma forma. 

Se previna, e quando falo isso não é sobre sexo, abra sua mente. Pense nos problemas e nas prováveis soluções, olhe para frente. Quer uma dica?

Jamais apresente ao seu líder/gestor apenas o problema. Apresente o problema acompanhado das soluções, se adiante. 

Força: Hahaha! Se mantenha determinado, ser forte é saber reconhecer a merda do erro e ser humilde para se colocar no lugar de aprendizado, todo mundo erra, porém fique ligado, insistir em um erro pode ser burrice. 

Fé: Não seja só pró-ativo profissionalmente, leve a pró-atividade para sua vida ela vai te ajudar a alcançar seus objetivos.

Então, se você leu isso já pensando no que pode melhorar, então parabéns. Você é ou tem traços de um pró-ativo. 

Maaaasss, se continua sem entender, affff... 

ABRA SUA MENTE :D

 

Bruno Moreno


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados