Curta a nossa página
27/07 13h16 2018 Você está aqui: Home / Cidadania Adelmo Borges Imprimir postagem

Uma luz

Você está aqui: Home / Cidadania - com Adelmo Borges

Recebi email de um amigo demista (que não autorizou divulgar seu nome) ponderando algumas afirmações contidas no artigo denominado “O tempo não para”, no qual questiono a ausência de ações municipais planejadas visando a solução de problemas estruturais nas áreas de saúde, educação e mobilização urbana. Em anexo um plano de descentralização das atividades de atendimento à saúde que contempla Camaçari com três distritos sanitários. Li, analisei atentamente cada parágrafo da proposta e considero um passo importante, eficaz para melhor atender à população se implantado na integra do apresentado.

Para conceber a necessidade em dividir o território municipal em três grandes Distritos Sanitários, um na sede e os outros dois em Vila de Abrantes (primeira a receber o projeto) e Monte Gordo. A concepção do plano visa aproximar e ampliar a cobertura de saúde da população em sua localidade sem que necessite se deslocar em longa distância para ser atendida em procedimentos que requeiram especialistas.

Serão implantadas em cada distrito sanitário estruturas que garante acesso às diversas especialidades médicas; Central de Regulação, responsável pela marcação de consultas e exames; além de Vigilância em Saúde - serviços das vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental-. A territorialização ocorrerá de maneira gradativa e vai respeitar as características epidemiológicas de cada distrito. Inicialmente o foco é estruturar e complementar os serviços no distrito de Abrantes, projeto piloto, na sequência Monte Gordo, que atenderá as demandas de Barra do Jacuípe à Barra do Pojuca.

Iniciativa dessa natureza deveria ser amplamente divulgado para conhecimento e avaliação da população, o que demonstra a ineficiência da assessoria de comunicação, assim como sugeri-se ser analisada a possibilidade de ampliação do mesmo sentimento para as demais áreas de responsabilidade municipal.

A expectativa agora é a implantação do plano e do seu funcionamento. Torcemos pelo sucesso e assim a melhoria das condições de vida dos camaçarienses.

Adelmo Borges.


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados