Curta a nossa página
30/03 01h07 2018 Você está aqui: Home / Distante do real problema Adelmo Borges Imprimir postagem

Ameaça

Você está aqui: Home / Distante do real problema - com Adelmo Borges

O estado democrático de direito é a conquista do bem mais valioso para a vida em sociedade. Sob este estatuto as pessoas são iguais perante a lei, gozam das garantias constitucionais e das leis ordinárias, podem expressar e difundir suas idéias, ir e vir, eleger e eleger-se, ter acesso aos serviços públicos básicos e essenciais para uma vida digna. O limite da liberdade é a liberdade do outro que dispõe dos mesmos direitos.

Os extremistas que atentam contra esse direito conquistado com o sacrifício de muita luta e de perdas de inúmeros militantes do direito humano, não só colocam limite coletivo como a si mesmo que em determinado momento pode vir a se restringidos em sua liberdade de exercitar suas preferências políticas e ideológicas. A garantia do estado democrático de direito passa por um judiciário sério e independente de maneira a praticar a interpretação legal sem observar o status social, a cor partidária nem a condição financeira, de maneira a julgar os fatos com  isenção e imparcialidade.

Ameaçar, constranger juízes e seus familiares para influenciar nas decisões é lamentável no plano civilizado. Tentar impedir que lideranças políticas busquem o contato direto com a população no sentido de  promover o debate de idéias para tomada de decisão no momento da escolha da representação não deve encontrar ressonância entre os que cultivam e preservam a democracia.

Não bastassem essas incongruências, as redes sociais que adentram a sociedade como o mecanismo revolucionário de comunicação utilizado por aproximadamente noventa por cento das pessoas no mundo, passam pela ameaça da utilização dos perfis dos usuários para fins de influenciar resultados eleitoras com se suspeita no caso recente da França, Alemanha, Estados Unidos e Argentina. Esse procedimento já se verifica na preferência de consumo das pessoas quando pesquisam preço e qualidade de um produto na rede mundial e quase que instantâneo passam a receber ofertas em suas páginas e email’s. O sistema detecta suas vontades e preferências.

Se essas ferramentas digitais passarem a serem disponibilizada no Brasil, os políticos e os partidos com maior capacidade financeira vão sobrepor as agremiações menores e influenciar o eleitor de forma subliminar. Uma ameaça a democracia, a vontade popular e ao principio do voto individual, secreto e soberano.

Esse instrumento utilizado no planejamento das ações governamentais, aliado às pesquisas aprimoraria e definiria as políticas públicas com melhor qualidade.

Adelmo Borges


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicações relacionadas