Curta a nossa página
10/10 20h03 2018 Você está aqui: Home / Noticias Portal Abrantes Imprimir postagem

Projeto debate questão relacionadas ao autismo

No próximo dia 17 de outubro (quarta-feira), o Projeto Fantástico Mundo Autista (FAMA) realizará a primeira edição do Café Pedagógico para discutir a temática do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade será realizada na sede do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia, em Salvador e ministrada pela pedagoga Patricia Teodolina, fundadora e presidente do Projeto FAMA. As inscrições custam R$ 70.

A mais recente pesquisa do CDC (Centro de Controle de Doenças) dos Estados Unidos apontou que um em cada 59 crianças tem o Transtorno do Espectro Autista(TEA), apesar desse significativo aumento, questões além do diagnóstico precisam de reflexão, tais como: “todos os comportamentos e dificuldades apresentados são por conta do autismo? Há outros fatores que impactam na aprendizagem? Sem os estímulos adequados uma criança pode apresentar atraso no desenvolvimento? Uma criança submetida a um ambiente estressor pode ter dificuldade para aprender? Estas são algumas reflexões que vamos conversar e esclarecer durante a programação do Café Pedagógico”, explica Patrícia.

O Transtorno do Espectro Autista (também conhecido como autismo) é um distúrbio neurobiológico do desenvolvimento que se manifesta durante os primeiros três anos de vida e que perdurará ao longo do ciclo vital. Fundamentalmente, afeta a capacidade de uma pessoa se comunicar e se relacionar com os outros, a imaginação e o comportamento, entre outras coisas. Além disso, está associado a rotinas e comportamentos repetitivos. Os sintomas podem variar de leves a muito graves.

Sobre o Fantástico Mundo Autista (FAMA) - A Associação Projeto Fantástico Mundo Autista - Projeto FAMA - é uma associação sem fins lucrativos que atua desde 2014, em Salvador, com o gerenciamento de carreiras de jovens no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta atividade está alinhada com a demanda mundial chamada de Inclusão Neurológica na qual se objetiva incluir no mercado de trabalho pessoas com deficiências neurológicas.  Além das atividades de cunho laboral, o Projeto preocupa-se em conscientizar a sociedade sobre a realidade autística; em erradicar o preconceito socializando o conhecimento por meio de simpósios, estudos sistematizados, palestras e encontros.

 

SERVIÇO

Café Pedagógico com Projeto FAMA

Palestrante: Patrícia Teodolina

Quando: Quarta-feira, 17 de outubro de 2018, a partir de 17h

Endereço: Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (R.  Rua Marujos do Brasil, 42, Próximo do Tororó, Nazaré, Salvador – BA)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/cafe-pedagogico-sera-que-tudo-e-por-conta-do-autismo__369596

Mais informações: 71 3011-4245

Realização: Projeto FAMA


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.