Curta a nossa página
30/09 10h34 2018 Você está aqui: Home / Mundo Ansa Imprimir postagem

Número de mortos em tsunami na Indonésia passa de 800

Subiu para mais de 800 o número de mortos no terremoto e no subsequente tsunami que atingiram a ilha de Sulawesi, no centro da Indonésia, na última sexta-feira (28). No entanto, o balanço ainda pode se agravar, já que centenas de pessoas seguem desaparecidas.   

A agência do governo para desastres naturais contabiliza 832 vítimas, a maioria delas em Palu, capital da província de Sulawesi Central e com população de mais de 330 mil habitantes.   

“O balanço de mortos deve aumentar, uma vez que muitos corpos ainda estão debaixo dos escombros, enquanto muitos outros não foram encontrados”, declarou o porta-voz da agência, Sutopo Purwo Nugroho.   

Segundo ele, um enterro em massa será feito neste domingo (30) por “razões de saúde”. “Estamos fazendo nosso melhor, o tempo é muito importante para salvar pessoas”, declarou o chefe da equipe de resgate, Muhammad Syaugi.   

Já o presidente Joko Widodo chegou a Palu neste domingo e reconheceu que as condições não permitiram que tudo fosse feito até o momento para resgatar as vítimas. “Há muitos desafios”, acrescentou.   

O desastre ocorreu pouco depois de as autoridades da Indonésia terem retirado um alerta de tsunami após o terremoto, que teve magnitude 7.5 na escala Richter e foi registrado a 80 quilômetros da costa. O erro pode ter atrasado a evacuação das áreas de risco.   

Palu fica em uma baía estreita, o que pode ter amplificado a força das ondas, que chegaram a seis metros de altura. “Expresso minha proximidade à população da ilha de Sulawesi, na Indonésia, atingida por um forte maremoto. Rezo pelos mortos, infelizmente muitos, pelos feridos e por todos aqueles que perderam a casa e o trabalho”, disse o papa Francisco no Angelus deste domingo.   

Histórico – Esse é apenas o mais recente de uma longa lista de desastres naturais na Indonésia, que fica no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, região de intensa atividade sísmica e vulcânica. Em dezembro de 2004, um terremoto de 9.1 na escala Richter atingiu a ilha de Sumatra e provocou um tsunami que deixou 230 mil mortos em mais de 10 países. No mês passado, um sismo de 6.3 fez mais de 500 vítimas em Lombok. (ANSA)


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.