Curta a nossa página
09/08 19h17 2018 Você está aqui: Home / Cidades Portal Abrantes Imprimir postagem

Estação Pituaçu de Metrô ganha nova passarela de acesso

A partir desta quinta-feira (9), os usuários do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas vão contar com uma nova passarela de acesso à Estação Pituaçu de Metrô que vai garantir uma travessia mais segura, com conforto e comodidade. O novo equipamento que liga a estação de metrô ao estádio de futebol Pituaçu, ao Terminal de Ônibus Pituaçu, à 4ª Avenida do CAB, e à Avenida Paralela, inclusive seu canteiro central, será entregue às 8h30, com a presença de diretores da concessionária CCR e secretários de governo.

A nova passarela possui 505 toneladas, 836 metros de extensão (entre trecho novo e trecho adaptado), 6 metros de largura e capacidade de fluxo para 27 mil pedestres por horas. O equipamento foi construído por cerca de 150 colaboradores em um ano e oito meses de obras. O acesso pode ser feito pelos dois sentidos da Avenida Paralela - através de duas escadas rolantes inteligentes, rampas e escadas fixas - pelo Terminal de Ônibus Pituaçu e pelo canteiro central da Avenida Paralela. 

O novo equipamento atende às normas técnicas de segurança e acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e conta com piso tátil e sinalização em braile no corrimão das escadas fixas para orientar deficientes visuais. As rampas de acesso foram construídas com inclinação estabelecida em norma específica e dimensões projetadas para dar autonomia às pessoas com mobilidade reduzida e outras necessidades durante o deslocamento.

O local contará com iluminação em LED, 25 câmeras de monitoramento interligadas à Sala de Supervisão Operacional da estação e ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, além de rondas estratégicas das Equipes de Segurança da concessionária. A Linha 2 do metrô já ganhou outras nove novas passarelas.


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.