Curta a nossa página
10/07 20h48 2018 Você está aqui: Home / Cultura Portal Abrantes Imprimir postagem

Projeto Livres Livros será lançado nesta sexta-feira em Arembepe

A iniciativa conta com o apoio da Cetrel

Com o objetivo de democratizar o acesso à leitura de forma gratuita, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), lança o Projeto Livres Livros nesta sexta-feira (13). O lançamento ocorrerá em dois momentos, a partir das 15h30, na Praça das Amendoeiras Salustiano Santiago de Souza, e às 19h, na Praça Tia Deja, antiga dos Coqueiros, ambas em Arembepe, Costa do município.

O projeto consiste na implantação de unidades de minibibliotecas, construídas em formas de casinhas, ao ar livre. Aparentemente simples, a proposta se fundamenta em integrar pessoas, empresas e o poder público em torno do propósito de incentivar a leitura e provocar as comunidades de maneira construtiva, incentivando a olharem para dentro de si e a buscarem seus sonhos.

Nos locais onde as minibibliotecas são instaladas, os livros ficam disponíveis para troca e doação. Acontece ainda o estímulo à realização de atividades literárias ou culturais que promovam a integração na comunidade e instiguem o apreço pela leitura no maior número de pessoas possível.

Sobre o Projeto

Idealizado por Raissa Martins, Livres Livros é um movimento de incentivo à leitura existente desde maio de 2015, que propõe a troca e a doação de livros através da instalação de minibibliotecas livres em diversos pontos das cidades, praças, parques, orla, creches, hospitais, dentre outros. O projeto é inspirado na iniciativa norte-americana Little Free Library.

A iniciativa visa ainda promover ações nas comunidades, que buscam sensibilizar a população para a importância de ler, a exemplo de saraus literários, contações de histórias, oficinas de criação poética e de arte-educação que envolvem a comunidade e despertam para o valor imaterial e transformador da leitura.

Além de Camaçari, o Projeto Livres Livros prestigia cidades como Salvador, Mata de São João, Cachoeira e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Atualmente, cerca de 50 minibibliotecas estão espalhadas pelo país.


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.