Curta a nossa página
03/07 00h37 2018 Você está aqui: Home / Tecnologia Portal Abrantes Imprimir postagem

Inscrições abertas para curso Desvendando a Ancine e o FSA

Destinado para produtores audiovisuais e para quem trabalha nas programadoras de TV aberta e fechada, o curso Desvendando a Ancine e o Fundo Setorial do Audiovisual - Novas Regras está com inscrições abertas. A atividade, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de julho, será ministrada pela ex-Diretora da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), Vera Zaverucha, que, com mais de 30 anos de experiência na área pública, ocupou diferentes cargos nas principais instituições responsáveis pelas políticas públicas para o audiovisual e pelo financiamento do setor cinematográfico no Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.benditas.art.br.

O curso abordará assuntos que fazem parte do dia a dia de uma produtora de cinema e de conteúdos para televisão. Incluirá os processos atualmente exigidos pela Ancine tais como Registros, Classificação de nível, CPB, Condecine, CRT e Prestação de Contas, além de temas relacionados ao Fundo Setorial do Audiovisual com suas novas regras e aspectos relacionados à Lei 12.485/11, mais conhecida como Lei da TV Paga.

Após a publicação da lei, o mercado de audiovisual foi intensificado em todo o Brasil. Ela determina que todos os canais devem veicular um mínimo de 3h30 de conteúdo brasileiro semanalmente em horário nobre e que os pacotes de TV paga devem oferecer ao menos dois canais com, no mínimo, 12 horas diárias de conteúdo audiovisual brasileiro independente. A lei proporcionou um incremento de produções audiovisuais no país e ampliou a capacidade de investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual no desenvolvimento do setor.

De acordo com pesquisas sobre mercado de produção audiovisual no país, produzida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de pelo menos um terço das produtoras participantes, mais de 70% de seu faturamento vem de recursos oriundos de políticas públicas de fomento – tais como o Fundo Setorial do Audiovisual. Menos da metade delas, no entanto, tem até 30% de seus recursos de origem pública. A conclusão do estudo é de que o segmento utiliza intensamente os recursos governamentais, seja por meio de editais ou leis de incentivo. Neste contexto, o curso Desvendando a Ancine e o Fundo Setorial do Audiovisual - Novas Regras proporcionará a qualificação de profissionais do segmento audiovisual no estado.

A atividade integra a programação dos CURSOS BENDITAS 2018, uma realização da Benditas Projetos Criativos que apresenta um novo pacote de cursos inéditos na Bahia, voltados para a qualificação de profissionais do setor criativo, especialmente do campo audiovisual, em parceria com o SEBRAE-BA e a Faculdade Ruy Barbosa | WYDEN.

Sobre Vera Zaverucha - Com mais de 30 anos de experiência na área pública, Vera ocupou diferentes cargos nas principais instituições responsáveis pelas políticas públicas para o audiovisual e pelo financiamento do setor cinematográfico no Brasil. Foi Diretora da ANCINE, Secretária de Estado para o Desenvolvimento do Audiovisual e Diretora da Fundação do Cinema Brasileiro.

Sua trajetória no campo público se consolidou em 2000, quando integrou a equipe da Casa Civil da Presidência da República, sendo uma das responsáveis pela coordenação do Grupo Executivo da Indústria Cinematográfica (GEDIC), criado para propor um novo modelo institucional para o setor, que culminou na criação da ANCINE. De 2000 a 2010, foi assessora-chefe da presidência e superintendente de Acompanhamento de Mercado da ANCINE. Uma de suas maiores contribuições neste período foi a proposta e criação da OCA - Observatório do Cinema e do Audiovisual. Em junho de 2011, foi nomeada diretora da ANCINE pela Presidência da República, para um mandato de quatro anos. Desde 2015, Vera tem atuado como consultora, professora e palestrante especialista na regulação do audiovisual.

Sobre a Benditas Projetos Criativos - empresa voltada à criação, desenvolvimento e produção de projetos e conteúdos que promovam conexões e conhecimentos inovadores e multidisciplinares. Trata-se da união de três mulheres que atuam no campo da cultura há mais de 20 anos - Andrea Gama, administradora e produtora; Sofia Federico, jornalista e cineasta; e Tatti Carvalho, psicóloga e gestora cultural. A empresa tem se destacado na promoção de ações de formação e qualificação no campo da Economia Criativa, especialmente para o setor audiovisual e na criação e produção de conteúdos audiovisuais para cinema e TV.

 

Serviço:

 

CURSOS BENDITAS 2018

DESVENDANDO A ANCINE E O FSA – NOVAS REGRAS

Com Vera Zaverucha (RJ)

Data: 23 a 26 de julho de 2018 (segunda-feira à quinta-feira)

Horário: das 19h às 22h

Investimento: R$ 530,00 (consulte condições promocionais no site)

Local: Faculdade Ruy Barbosa | Wyden (Rua Theodomiro Baptista, 422 - Rio Vermelho, Salvador/BA)

 

Inscrições: www.benditas.art.br

Telefone: 71 3037-3377 (das 14h às 17h)

Realização: Benditas Projetos Criativos

Parceria: Faculdade Ruy Barbosa | Wyden e SEBRAE - BA

Maria Luisa Gouveia


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Notícias relacionadas