Curta a nossa página
18/06 22h05 2018 Você está aqui: Home / Câmara de Camaçari Portal Abrantes Imprimir postagem

Camaçari: Sessão Especial em homenagem aos 40 anos do Polo discute cenário atual e desafios para o futuro

Pensar ações que garantam a manutenção das atividades do Polo Industrial de Camaçari e que promovam o crescimento do setor, fomentando a geração de emprego e renda na área industrial foi o foco da Sessão Especial em homenagem aos 40 anos do Polo de Camaçari. A atividade foi realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (18/06).

A sessão foi solicitada pela Bancada da Oposição, formada pelos vereadores Marcelino (PT), Teo Ribeiro (PT), Dentinho do Sindicato (PT), Jackson (PT) e Binho do Dois de Julho (PC do B). Para o vereador Marcelino (PT), é importante lembrar que o Polo sempre foi um vetor de crescimento. “Prestamos aqui homenagem a esta ferramenta de crescimento tão importante para a nossa cidade, assim como propomos uma discussão sobre o que é preciso fazer para que o Polo permaneça pulsando e avance na geração de emprego e renda”, pontuou.

O superintendente Geral do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Mauro Pereira, destacou que atualmente o Polo Industrial é formado por 90 empresas que atuam em diversas áreas, com faturamento de R$ 15 bilhões e geração de 15 mil empregos diretos. Ele destacou que os desafios estão na área de formação da mão de obra e qualificação, e na área de tecnologia adotada pelo setor industrial. “Hoje temos o grande desafio de pensar como implantar aqui essas novas tecnologias que são fundamentais para o futuro da indústria. Nesse sentido, a chegada do Senai/Cimatec em Camaçari será de extrema importância”, mencionou.

O deputado federal Daniel Almeida, presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio de Serviços da Câmara Federal, destacou que a Câmara segue na luta contra o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), promovendo debates que melhorem o setor. “Sabemos que o destino da indústria do nosso país é uma decisão que passa pela questão política e estamos firmes na luta para interromper esse processo de destruição das nossas indústrias”, pontuou.

Já o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim, falou sobre a importância da atuação dos sindicatos no fortalecimento das atividades do Polo de Camaçari. “Nós estamos na frente dessa luta para manter o Polo Industrial em atividade e no tamanho que ele pode ser. Quando as empresas do setor de autopeças começaram a manifestar o interesse em sair daqui, nos articulamos e fomos buscar uma solução. Hoje, temos um projeto de negociação em andamento para abertura de um pátio de autopeças com capacidade para abrir 55 empresas do ramo, e com a geração de cerca de cinco mil postos de trabalho”, citou.

Também participaram da atividade e fizeram uso da palavra o deputado federal Luiz Caetano; a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Luiza Maia; o presidente do Sindborracha, Josué Pereira; o diretor do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CEPED), Tagner Cerqueira; além de representantes de sindicatos que atuam no município.

 

Ascom Câmara 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.