Curta a nossa página
05/06 21h45 2018 Você está aqui: Home / Meio Ambiente Portal Abrantes Imprimir postagem

Atividades celebram o Dia do Meio Ambiente em Camaçari

Como parte do cronograma de atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente - celebrado nesta terça-feira (5/6) – foi realizada uma palestra na Escola Municipal Nossa Senhora de Santana, localizada no Quilombo de Cordoaria. A iniciativa faz parte das ações da Semana de Meio Ambiente (SMA), promovida pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur).

Com o tema “Árvores nativas da Mata Atlântica”, a palestra foi proferida pelo coordenador de Planejamento Ambiental da Sedur, Tomaz Miranda. Na oportunidade, foram esplanadas informações sobre essas espécies, que têm sido plantadas em grande quantidade por todo o município, dentro da nova Política Pública de Meio Ambiente implantada em Camaçari. “Essas árvores, além de terem mais qualidade, por serem resistentes ao habitat e ao clima, apresentam um poder de recuperação de áreas degradadas muito maior. A intenção é trazer à comunidade a importância da responsabilidade da preservação”.

O coordenador destacou ainda a importância do poder público de tratar das questões ligadas ao meio ambiente nas comunidades escolares, “sobretudo nas situadas em locais que possuem uma riqueza muito grande de mata nativa, como é o caso do Quilombo de Cordoaria”, destacou.

O gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA), Geneci Braz, participou da atividade. Na ocasião, ele falou sobre aspectos ligados ao meio ambiente num contexto mais integrado, visando envolver os estudantes no processo com enfoque nos recursos naturais da região. 

Cerca de 60 alunos do 1º ao 5º ano, na faixa etária de seis a 10 anos, foram contemplados pela atividade. Além dos estudantes da Escola Municipal Nossa Senhora de Santana, a palestra foi assistida por colegiais da Rosalina Costa de Paula e Terra Maior, também situadas no Quilombo de Cordoaria.

De acordo com a professora Jussiara Oliveira, esse é um momento muito rico para as crianças, pois eles irão se apropriar ainda mais de conhecimentos a respeito do local onde vivem e também sobre o meio ambiente em que estão inseridos. “O objetivo é que eles se tornem multiplicadores das informações passadas aqui e despertem a consciência para a preservação”, salientou.

As alunas da Escola Rosalina Costa de Paula, Edvânia Freitas e Any Fonseca, ambas com 10 anos, estavam super empolgadas com os temas abordados na palestra. Elas se comprometeram em multiplicar os ensinamentos com familiares, vizinhos e amigos. 

Ainda nesta terça-feira (5/6) e dentro do cronograma das ações da SMA, está previsto o plantio de 70 mudas de plantas ornamentais, no Centro de Atenção Integral da Criança e Adolescente – CAIC e palestra promovida pela Secretaria de Habitação (Sehab) com ações de Educação Ambiental para a comunidade do Residencial Parque das Algarobas I, II e III.

As ações da SMA seguem até o dia 9 de junho (sábado), com diversas atividades. Dentre elas, o plantio de mais 215 mudas, palestras, trilha ecológica e divulgação e lançamento de campanhas. A iniciativa é realizada de forma intersetorial e interinstitucionais e acontece em parceria com o movimento SOS Dunas e a Associação Cultural e Inclusão Social (ACIS) de Camaçari.

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.