Curta a nossa página
29/05 11h21 2018 Você está aqui: Home / Cultura Portal Abrantes Imprimir postagem

Estão abertas as inscrições para oficinas de artes performativas

Lançado em abril de 2018, o TRANSBORDA - Programa de Formação em Artes Performativas abre inscrições para as 07 oficinas a serem realizadas no segundo semestre, de julho a dezembro [cronograma e informações detalhadas, logo abaixo]. A sede do Programa é o Espaço Cronópios, localizado na Rua Direita do Santo Antônio, 179, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, Salvador/Bahia.

As oficinas serão ministras por reconhecidos artistas como Alda Maria Abreu (Julho), Olga Lamas (Agosto), Marcelo Souza Brito (Setembro), Raiça Bomfim (Outubro), Leonardo França (Novembro), Matias Santigado (também em Novembro) e Laís Machado (Dezembro). Os encontros ocorrerão nas noites de segunda, quarta e sexta, com um café para compartilhamento das experiências vividas na oficina na tarde dos sábados subsequentes.

O TRANSBORDA é um espaço de formação e de compartilhamento de experiências em artes, onde a criação é entendida pela transversalidade entre as linguagens, especialmente, no trânsito entre dança, literatura, performance e teatro. Concebido pela Gameleira Artes Integradas, coordenada pelas artistas-produtoras Raiça Bomfim e Olga Lamas, o projeto é desenvolvido em parceria com o artista e gestor Matias Santiago.

O Programa de Formação em Artes Performativas é destinado a maiores de 18 anos, com ou sem experiência artística, e tem como princípios o transbordamento e contaminação entre propostas artísticas plurais; a consideração da singularidade dos interesses políticos, éticos, estéticos e do modo como cada indivíduo se percebe implicado na construção da realidade; e a autonomia dos sujeitos envolvidos nos processos formativos.

Em 2019, a ideia é que o programa se expanda e realize um conjunto de quatro módulos e três oficinas, por semestre. Cada módulo e oficina são independentes, e ainda que um dialogue com o outro e haja contaminações mútuas, os interessados podem escolher de quais e de quantos participarão, montando sua própria grade.

“O programa será um espaço para trocar experiências, para que os participantes possam experimentar outros estágios de corpo e reflexão”, explica Olga Lamas.

Transversalidade

Como o próprio nome sugere, TRANSBORDA dilui as fronteiras entre linguagens artísticas, entre casa e rua, entre vivência e aprendizado, gerando um fluxo contínuo de experiência. Raiça Bomfim pondera que esse é o principal diferencial do Programa, que foi “pensado como uma instância de formação, baseada na abertura de espaço para a experiência”.

“Na cidade, ainda tem essa preponderância de cursos específicos de dança, teatro, cursos técnicos, ou alguns eventos e oficinas pontuais que abordam um fazer artístico mais pautado em questões de performatividade. Mas, não existe um espaço de formação continuada que abarque o trânsito entre isso, numa perspectiva assumidamente alinhada com as possibilidades que emergem do campo da performance”, realça.

O programa abrangerá exercícios filosóficos e sensíveis, envolvendo corpo, imagem e escrita, numa produção prática e teórica. Deste modo, suprindo mais uma lacuna em Salvador: a de um espaço destinado a pensar continuamente a performance e as artes performativas, ao mesmo tempo em que oferece as condições para sua produção.

Confira a nossa programação de oficinas em 2018:

Serviço

O quê: Oficinas TRANSBORDA – Programa de Formação em Artes Performativas

Quando: de Julho a Dezembro de 2018 – segunda-feira, quarta-feira e sábado, a partir das 8h30 às 21h30

Onde: Espaço Cronópios - na Rua Direita do Santo Antônio, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, número 179

Investimento: R$ 200,00 por oficina - desconto para pagamento antecipado]
Inscrição e maiores informações
www.gameleiraintegra.com/transbordatransbordatransborda@gmail.com


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Notícias relacionadas