Curta a nossa página
18/05 00h30 2018 Você está aqui: Home / Lauro de Freitas Portal Abrantes Imprimir postagem

Caminhada e ação no metrô vão marcar o Dia de Combate a Exploração Sexual Infantil em Lauro de Freitas

Faixas, cartazes e apitos serão usados na Caminhada de Combate ao Abuso e a  Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes para chamar atenção da sociedade sobre o tema. O evento promovido pelo CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente em parceria com o Departamento de Assistência à Criança e ao Adolescente (DACA) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) e Conselho Tutelar será realizado nesta sexta-feira (18), data alusiva à luta, às 9h, e percorrerá as ruas próximas ao Largo do Caranguejo, na Itinga, em Lauro de Freitas.

Instituído em 2000, a data é celebrada em todo país com o objetivo de alertar, sensibilizar e mobilizar a sociedade contra esse tipo de crime. De acordo com a diretora do DACA, Cintia Saiva, idosos, adultos e estudantes de escolas municipais participarão da ação. “Esta é a segunda edição da caminhada, temos intensificado as campanhas contra esse crime tão brutal que tem tido aumento em nossa cidade infelizmente. Nosso objetivo é fazer esse chamado à sociedade para que denuncie aos órgãos responsáveis. Nossos menores devem ser protegidos”, disse.  A concentração será próximo ao prédio da Guarda Municipal em direção ao Largo.

Enquanto isso, integrando as ações educativas, conscientizadoras e de combate à exploração sexual de menores, as equipes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizarão uma mobilização na Estação Aeroporto do metrô distribuindo panfletos e cartazes e tirando dúvidas da população sobre o assunto. “Estaremos com assistentes sociais divulgando o número 100 que é o contato direto para denúncias. Na segunda-feira (21), repetiremos a ação no mesmo local”, disse a diretora do Departamento de Proteção Social Especial do SUAS, Mônica Caldas.

Para Huldaci Santana, titular da SEMDESC, “o combate à violação dos direitos sexuais das   crianças e dos adolescentes é uma luta coletiva que requer engajamento e mobilização social. Portanto, o enfrentamento dessa questão tem para nós total relevância, haja vista as diversas atividades educativas realizadas ao longo do ano bem como o trabalho incessante para promover o fortalecimento da nossa rede de proteção. As ações do dia 18 de maio são uma continuação desse enfrentamento constante em Lauro de Freitas”.

O dia 18 de maio foi definido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil com a aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. A data foi escolhida a partir do “Caso Araceli”. Nessa data, em 1973, a menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e assassinada no Espírito Santo por jovens de classe média alta. Seus agressores nunca foram punidos.

 

 

Jornalistas Mariana Cedrim e Giovanna Reyner

 

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Notícias relacionadas