Curta a nossa página
17/05 00h13 2018 Você está aqui: Home / Economia Portal Abrantes Imprimir postagem

Três dicas para conseguir crédito na abertura de uma empresa

CEO da Assessmoney, Rogerio Santini mostra os cuidados na hora de buscar recursos para abrir um negócio e opções menos onerosas

Abrir um negócio é o sonho de muita gente, mas ter o investimento necessário geralmente é um dos principais empecilhos. Quando o assunto é crédito para novos empresários, há diversas opções de empréstimos para as mais diversas finalidades. Segundo Rogério Santini, consultor financeiro e CEO da Assessmoney, empresa especializada em obtenção de crédito e investimento, é preciso analisar bem a melhor oferta quando for fazer um empréstimo para abrir a empresa. Além disso, o primeiro passo é elaborar um plano empresarial ilustrando todo o ciclo econômico-financeiro e fatores de atratividade do negócio.

 

“O material servirá de base para apresentar a possíveis investidores que poderão viabilizar o capital de giro inicial para que o negócio entre em produção. As premissas para esta modalidade devem ser definidas previamente de maneira bem clara, principalmente naquilo que envolve as regras para retorno do investimento”, sinaliza Santini.

 

A segunda dica do consultor é o cuidado com as linhas de crédito no aval (empréstimo sem garantia real, baseado no patrimônio do indivíduo e na movimentação financeira), pois representa a mais onerosa por se tratar de juros abusivos. Dependendo da necessidade pode funcionar, porém deve-se mirar um alvo de curto prazo para que não dependa dessa linha em um segundo momento.

 

Já as linhas de home-equity (Financiamento com garantia imobiliária), de acordo com o CEO da Assessmoney, neste caso, a taxa de juros é atrativa e a linha é de longo prazo. “ Uma das vantagens é não amarrar seus primeiros recebíveis como garantia bancária. Dependendo do viés de inovação e lastro nacional, vale dar uma olhada nas opções do BNDES, que oferece linhas e condições muito atrativas, apesar do processo burocrático e moroso de aprovação, afirma Rogério.

 

Ainda sobre financiamento com garantia imobiliária, Santini ressalta que o empresário deve ter atenção ao fator de responsabilidade por alienar um imóvel como garantia deste empréstimo. Ou seja, planejamento para absolver as parcelas em sua projeção financeira é fundamental.

 

Sobre a Assessmoney

Focada em obtenção de crédito e investimento, a empresa é dirigida pelo CEO e gestor financeiro, Rogério Santini. Com mais de 25 anos de experiência na área administrativa e financeira, o executivo se especializou em Gestão Financeira e Econômica para empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A missão da Assessmoney é gerar economia operacional, reports gerenciais e indicadores, além de administrar ambientes de crise, buscando reverter cenários deficitários, recuperação de caixa, crédito e financiamento para pequenas e médias empresas.

 

Luzia Teles


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.