Curta a nossa página
11/11 12h12 2017 Você está aqui: Home / Política Portal Abrantes Imprimir postagem

Novo viaduto de Lauro de Freitas será aberto ao tráfego domingo, anuncia o governador

O novo viaduto que dará acesso a Lauro de Freitas será aberto ao tráfego na tarde do próximo domingo (12). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa durante visita ao canteiro de obras do sistema viário, ao lado da prefeita Moema Gramacho, nesta sexta-feira (10). 
De acordo com o governador, as novas vias vão desafogar o trânsito da região da Estação Aeroporto do metrô. “Esse é um marco para o início operacional do sistema metroviário na cidade. Nossa previsão é que a partir do mês de março o modal esteja em pleno funcionamento em Lauro de Freitas”, assegurou Rui, que considera esta a maior intervenção viária que ligará a capital a Região Metropolitana.


Moema, que acompanhou a visita do governador junto com secretários municipais e vereadores, destacou que o equipamento irá melhorar a qualidade de vida da população que passará menos tempo nos congestionamentos. A prefeita enfatizou ainda o impacto positivo do sistema metroviário na economia do município. “Com a Estação Aeroporto concluída, vamos partir para a segunda estação do metrô em Lauro de Freitas”, projetou.


A partir das 13h do próximo domingo, cones, faixas e agentes de trânsitos estarão na região orientando os condutores. Nessa primeira etapa, quem segue sentido Litoral Norte passará a utilizar o viaduto. "Com a conclusão desse trecho, os motoristas que saem de Salvador em direção a Lauro de Freitas passam a usar esse elevado, os viadutos por cima do rio e da futura via do metrô", explicou o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello. 


No sentido contrário em direção à capital, o motorista utilizará a via que hoje acessa Lauro de Freitas. O novo sistema viário inclui o alargamento da rua das Locadoras, ponte sobre o Rio Ipitanga e viaduto sobre a via do metrô. Com o desvio do trânsito, a CCR Metrô Bahia poderá iniciar a construção do terminal de integração, que ocupará uma área de 13 mil metros quadrados e será interligado à estação do metrô por uma passarela de 400 metros de extensão e 4 metros de largura.


A previsão é que até dezembro as instalações estejam concluídas para dar início à fase de testes do sistema. Até lá, para minimizar os impactos das intervenções no trânsito local, a concessionária adotará medidas em conjunto com a SETTOP- Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública de Lauro de Freitas. “Estamos atentos e com todos os nossos quadros à disposição para reduzir os transtornos das obras na fluidez do trânsito”, destacou o secretário Olinto Borri.
A visita contou com a presença dos secretários estaduais de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, e da Casa Civil, Bruno Dauster. 
 
Rui Costa defende território de Lauro de Freitas
 
Ainda durante a visita ao viaduto, o governador assegurou seu apoio em defesa dos limites territoriais de Lauro de Freitas, motivo de litígio com a Prefeitura da capital que tenta incorporar a seu território áreas de Itinga, Areia Branca e Ipitanga, principalmente os trechos onde estão sendo construídos a estação do metrô e o terminal de integração.
Rui argumentou utilizando como parâmetro o Aeroporto de Salvador, alvo de disputa da capital em décadas passadas. “Se o Aeroporto demarcou e na época foi dado como limite o rio que corta as cidades, eu não tenho dúvidas quanto ao território de Lauro de Freitas. Salvador tem que cuidar de seus 693 km² e Lauro de seus 57 km²”, disse.

 


 
Mara Campos

 

 

 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Notícias relacionadas