Curta a nossa página
01/10 19h48 2018 Você está aqui: Home / Atletismo Portal Abrantes Imprimir postagem

Musculação ajuda a aumentar a força e a resistência para outros esportes

Muitas pessoas que praticam esportes, como tênis, futebol, lutas, corrida, entre outros, deixam de fazer musculação por, às vezes, acharem que o exercício a mais pode trazer prejuízos. Mas isso pode ser um erro! Os exercícios de força podem contribuir bastante para o indivíduo ter um bom desempenho na sua modalidade ‘principal’. Existem boas razões para incluir na rotina de atividades físicas, os treinos de musculação.Uma delas diz respeito à força muscular. “O desenvolvimento dessa capacidade física é a base necessária para correr, saltar, chutar a gol, dar golpes e fazer movimentações rápidas com mudanças de direção, dentre outros gestos exigidos em diferentes modalidades”, explica Igor Castro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.

 

A segunda razão diz respeito à prevenção de lesão muscular, graças ao fortalecimento e equilíbrio muscular em geral. Músculos utilizados de forma primária no esporte,assim como músculos acessórios, (que oferecem estabilidade às articulações) são alvos freqüentes de lesões no meio esportivo. “Um exemplo comum é de futebolistas sofrerem lesão no músculo da região posterior da coxa durante um chute forte e repentino, assim como em uma arrancada explosiva. Boa parte desses jogadores possui um encurtamento da musculatura posterior, fazendo com que haja menor capacidade de gerar força muscular (músculo encurtado gera menos força). 

 

Além de encurtado, geralmente há um desequilíbrio entre região anterior (muito forte) e posterior (muito fraca), fazendo com que algum músculo da região posterior não suporte gerar a força solicitada nos movimentos citados”, comenta Igor. Nesse sentido, a musculação pode auxiliar no equilíbrio dos músculos da coxa, além de fortalecer os do tronco e região pélvica, fazendo com que haja melhor distribuição da força e solicitação dos músculos nos futuros movimentos. Uma ótima forma de fazer com que a musculação turbine a performance é ter as informações necessárias sobre a modalidade praticada (tipo de força mais exigida, ações motoras predominantes, tempo de ações em alta intensidade e/ou baixa, etc.), para então procurar um educador físico na musculação.“Essa combinação será perfeita para melhoraro desempenho do atleta, seja ele amador ou profissional, assim como prevenir lesões”, conclui o diretor da Rede.

 

Chris Midlej


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.