Curta a nossa página
02/07 01h24 2016 Você está aqui: Home / Natação Portal Abrantes Imprimir postagem

Maratona aquática - Atletas de elite fazem treino oficial do Rei e Rainha do Mar em Salvador

Circuito Nacional reunirá mais de 2 mil atletas amadores e profissionais neste domingo, a partir das 7h30, na praia de São Tomé de Paripe

A praia de São Tomé de Paripe já está pronta para receber a etapa Salvador do Circuito Nacional do Rei e Rainha do Mar neste domingo, dia 3 de julho. Ao todo, mais de 2 mil atletas amadores e profissionais disputarão a competição, que conta com provas de natação no mar, corrida na areia, biathlon e Stand Up Paddle. O evento desembarca pela primeira vez na Bahia. Na manhã desta sexta, os atletas de elite treinaram e fizeram o reconhecimento do local de prova com a presença do baiano Allan do Carmo, maratonista aquático classificado para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Ele foi prestigiar os amigos nadadores e seu companheiro de treino, o também baiano Luiz Rogério Arapiraca, que disputarão a prova Challenge (4km de natação no mar).


 
"O Rei e Rainha do Mar é um evento que eu sempre quero participar. Tive a oportunidade de disputar muitas provas do circuito em Copacabana, local onde será a raia olímpica. Agora o evento está passando por uma expansão e chega em Salvador. Eles estão de parabéns pela estrutura que têm. A disputa por aqui será boa. Eu não vou conseguir competir esse fim de semana pois viajo para o meu treinamento de altitude.  Eu venho me preparando há muito tempo para os Jogos, agora falta pouco e a ansiedade está enorme. O coração ta batendo forte", declara Allan do Carmo. 

 

Além de Luiz Rogério Arapiraca, a disputa da elite na prova de 4 km de natação no mar terá o baiano Victor Colonese, as brasileiras Betina Lorscheitter e Catarina Gazzeli, e feras internacionais da modalidade: o argentino Guillermo Bertola, a italiana Alice Franco e os peruanos Piero Canduelas e Maria Alejandra Bramont prometem dar muito trabalho na disputa pelo primeiro lugar da categoria.


 
Completando as provas do maior festival de esportes de praia do país, que receberá participantes da Bahia e de outros 13 estados, estão a Beach Run (4 km de corrida na areia); o sempre desafiador Beach Biathlon, que une 1 km de natação no mar com 2 km de corrida na areia; e as provas Classic (1 km de natação) e Sprint (2 km de natação). Os praticantes de stand up paddle têm três opções de disputas, com percursos de diferentes distâncias: 2km, 4km e 8km. Comprovando ser um evento democrático, o Circuito Rei e Rainha do Mar abrange inscrições para pessoas de todas as idades e de todos os cantos do país, comprovando seu sucesso no cenário de esportes de praias no país.

 
 
Perfis dos atletas de elite REI E RAINHA DO MAR – Salvador
 
MASCULINO

Victor Hugo Ribeiro Colonese – 24 anos – Salvador, Bahia

O baiano é o campeão brasileiro de Maratonas Aquáticas em 2015. Nadador especialista em maratonas aquáticas, Victor venceu duas etapas do Rei e Rainha do Mar no ano passado, na categoria Challenge: em setembro, subiu no lugar mais alto do pódio na etapa de Copacabana e depois voltou a ganhar a prova em Florianópolis. Em 2011, foi integrante da delegação brasileira que disputou o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai, na China. Em 2015, terminou na 9ª colocação no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Kazan, na Rússia. Victor Colonese mantém a liderança do ranking brasileiro de 2016.


 
Luiz Rogério Arapiraca – 27 anos - Feira de Santana, Bahia


Medalhista de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2006, em Buenos Aires, na Argentina, nas provas de 800m livres e 1.500m livres. Medalha de ouro nos 1.500m livres e medalha de prata nos 800m livres nos Jogos Sul-Americanos de 2010, em Medellín, na Colômbia. Bicampeão da Travessia dos Fortes – competição de 3.800 metros, entres os Fortes de Copacabana e do Leme - nos anos de 2010 e 2012. Recordista sul-americano dos 800m livres (feito obtido em 2009, com o tempo de 7m58s20) e ex-recordista sul-americano dos 1.500m livres.  

 

Piero Canduelas – 18 anos - Peru

Atleta do Club Surco, Piero vem se destacando em competições em águas abertas de 5km e 10km. Em janeiro deste ano, conseguiu garantir sua vaga no Sul-Americano de Águas Abertas no Paraguai ao terminar a Seletiva em segundo lugar. Em março, no Sul-Americano, conseguiu ficar em sétimo lugar nas provas de 5km e 10km, e alcançou o 4º lugar na disputa da prova de 3km por equipes, ao lado de Maria Alejandra Bramont e Rodrigo Ramirez. No ano passado, na XI Copa Pacificio de Salinas, no Equador, Piero conquistou a medalha de prata nos 5 km da categoria 17/18 anos. 

Guillermo Bertola – 25 anos - Córdoba, Argentina

Guilhermo é um dos nadadores com mais resistência nas provas de mar aberto. Retorna ao Brasil para disputar a prova Challenge em Fortaleza após disputar o Desafio Elite Rei e Rainha do Mar do ano passado, quando integrou a equipe Argentina ao lado de Florencia Mazzei. Na carreira, possui excelentes resultados, como no mundial de 2013, em Barcelona, quando conquistou o 10º lugar na prova dos 10km e o 8º lugar na prova dos 25km. Também ganhou a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano e no Campeonato Pan-Americano. Sua principal conquista foi a medalha de bronze nos 10km nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011.

  
 
FEMININO

Alice Franco – 27 anos - Itália

Alice Franco é uma das maiores especialistas em longas distâncias. Medalha de bronze nos 25 km do Mundial em Xangai-2011. Medalha de bronze mundial universitária nos 10 km em Shenzen-2011. Campeã europeia nos 25 km em Eilat-2011 e em Piombino-2012. Em 2015, foi a campeã de uma das mais longas e tradicionais provas de maratonas aquáticas do mundo, a travessia Capri-Napoli, de 36 km. A começou a carreira nas piscinas e, em 2006, seguiu para as provas de águas abertas. Em 2008, foi convocada para o Campeonato Mundial em Sevilha, na Espanha, e o Europeu de Dubrovnik, na Croácia. Lá ganhou a primeira medalha internacional: bronze nas provas de 5km e 10 km contra-relógio individual.


 
Catarina Ganzelli – 23 anos – Campinas, São Paulo

A paulista já obteve resultados expressivos em etapas do Rei e Rainha do Mar: no ano passado, foi terceiro lugar na Challenge da segunda etapa, nas praias do Leme e Copacabana; em Florianópolis, chegou na segunda colocação na mesma prova; na etapa de Fortaleza, voltou ao pódio da prova, com mais uma terceira colocação. É nadadora da Unisanta (Universidade Santa Cecília). 


Betina Lorscheitter – 25 anos – Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Atleta da Grêmio Náutico União, a gaúcha já é famosa por suas vitórias nas etapas do Rei e Rainha do Mar. No ano passado, conquistou a tríplice coroa no mar de Copacabana, ao vencer as provas Sprint, Classic e Challenge da primeira etapa do Circuito. Em Florianópolis também subiu no lugar mais alto do pódio na prova Challenge; em Fortaleza, chegou na segunda colocação, atrás da italiana Rachele Bruni. Em 2015, Betina ficou na 4ª colocação na 6ª etapa da Copa do Mundo de Maratona Aquática, fazendo seu melhor tempo na história da competição (2h06min20s).


 
Maria Alejandra Bramont – 17 anos- Peru

Atleta do Club Surco, a jovem peruana vem chamando a atenção com seus bons resultados em competições de maratonas aquáticas na América do Sul. Fez parte da delegação peruana que disputou o Sul-Americano de Águas Abertas no Paraguai, em março deste ano, chegando na sétima colocação na prova dos 10 km e em 4º lugar na prova de 3km por equipes, ao lado de Piero Canduelas e Rodrigo Ramirez. No ano passado, foi medalha de ouro na XI Copa Pacifico de Salinas, no Equador, na prova de 3 km da categoria 14 a 16 anos.

 
 
SOBRE O CIRCUITO REI E RAINHA DO MAR

O Circuito Rei e Rainha do Mar está completando oito anos de sucesso. Desde 2014, o evento é o único representante da América do Sul na World Open Water Swimming Series (WOWSS), série que reúne as 13 melhores competições de águas abertas do mundo. Em 2015, o circuito passou a fazer parte também de outra série reconhecida mundialmente: a Global Swim Series. 


A chancela da GSS caracteriza o Rei e Rainha do Mar como um evento seguro, divertido e competitivo para nadadores de diferentes níveis e países.

 

No ano de 2015, pela primeira vez em sua história, o Circuito Rei e Rainha do Mar saiu do Rio de Janeiro, desembarcando com sucesso na bela praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, Santa Catarina, e no Aterro de Iracema, em Fortaleza, Ceará. Em 2016, O Circuito Nacional estreou em São Paulo, na etapa de Ubatuba, e agora vai acontecer em mais um local inédito: Salvador, na Bahia.

 
Petrobras Premmia apresenta Circuito Nacional Rei e Rainha do Mar Salvador

Data: 3 de julho de 2016

Local: Praia de São Tomé de Paripe – Rua Benjamin de Souza, perto do número 157 

Informações e inscrições: reierainhadomar.com.br

Apresentado por Lei Federal de Incentivo ao Esporte e Premmia, programa de fidelidade dos postos Petrobras

Patrocínio: Piraquê, Lojas Americanas e Americanas.com

Apoio: Furnas | Mãe Terra | Prefeitura Municipal de Salvador | Janela do Mundo

 
PROGRAMAÇÃO 

7h30: Largada da Beach Run

8h30: Largada do Beach Biathlon

9h: Largada da Sprint 
           
9h30: Largada da Classic

10h30: Largada da Challenge

12h30: Briefing e largada das competições de Stand up Paddle

 
Outras Informações:

Facebook: www.facebook.com/reierainhadomar

Instagram: @reirainhadomar

Twitter: @Reirainhadomar

Site: www.reierainhadomar.com.br
 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados

Notícias relacionadas