Curta a nossa página
26/06 12h08 2018 Você está aqui: Home / Música DaRedação Portal Abrantes Imprimir postagem

Rangel Andrade da banda "Os Andrades" fala da importância de manter o forró pé de serra nas festas juninas

Rangel Andrade, o vocalista da banda ‘Os Andrades’, conversou com a equipe do Portal Abrantes, durante o Arraiá da Casa da Música, em Itapuâ, na capital baiana, na noite de segunda-feira (25). A Casa da Música é um Espaço Cultural gerido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) que tem como principais desafios fomentar a produção cultural da comunidade e contribuir para a democratização do acesso à cultura.

Confira a entrevista, onde Rangel destacou a importância de manter a tradição do forró pé de serra e levar essa cultura para o mundo. 

Portal Abrantes- Esse trabalho é um resgate da manutenção do forró?

 Rangel- Esse trabalho do Amadeu aqui na Casa da Música vem fortalecendo  demais essa nossa cultura, essa tradição do forro pé de serra, baião e xote. A mdia forte éstá toda em cima do sertanejo, eu não tenho nada contra, eu gosto do ritmo, mas nessa época precisamos fortalecer essa cultura que é um legado nordestino, e temos que espalhar isso para o mundo inteiro. O que eles fazem é tudo, menos forró. Não é questão de botar guitarra , bateria,  porque Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro  fizeram isso no passado,  mas eles mantinham  a origem do forró, a batida do forró que é fantástico".

Portal- Em relação ao São João do Nordeste ser literalmente forrò, o músico disse que é completamente a favor.

Rangel- Essa é a nossa bandeira, para que as prefeituras lembrem disso,  fortaleça,  porque se não vai acabou, vai morrer.  Vem o pessoal do sudeste faz o seu show e vai embora, e a gente fica sempre enfraquecido no nordeste". 

Portal- Em Areia Branca, uma cidade de Sergipe, ela ganhou o forró que não tinha fogos e só podia cantar forró. Um artista foi cantar uma música de axé e foi interrompido. Essa seria a palavra de ordem?

Rangel- Com certeza, esse seria o caminho . O prefeito contrata uma banda dessa, eu não sou contra, mas a época do ano é o forró pé de serra.  A população devia buscar outras opções, onde tem forró pé de serra, para que o prefeito também se toque e dê oportunidade ao músico da terra ao músico local.  

Portal- Fala um pouco do seu trabalho, da banda.

Rangel- A nossa banda toca MPB, samba e nessa época do ano a gente se dedica ao forró. Estamos juntos desde de 2009 e com o forró desde 2013. Fizemos  algumas prefeituras de cidade do interior, fazemos esse trabalho com muito amor buscando fortalecer a nossa cultura".

Portal- Aqui em Salvador e RMS existe alguma casa que toque forró o ano inteiro? Seria uma porta de você criar essa manutenção e estinular o artista da área. Fora disso a dificuldade é muito grande. O que Del Feliz tem feito aqui no aspecto da música e do forró é muito importante, porque tem fomentado e levando o foprró para o mundo inteiro.

Rangel- É um trabalho bonito, e  agente fica feliz em ver esse trabalho, levando o forró para o mundo inteiro. Existe mercado para o forró. onde tem forró o povo vai, que tem essa dança agarradinha. Os ritmos que a gente ver hoje é uma dança separada, e o forró  aproxima as pessoas. A única casa que faz forró o ano inteiro em Salvador é o Coliseu, as outras casas fazem exporadicamente abre um dia para o forró.

Portal- Vivemos uma época que tem que trabalhar coladinho, as pessoas estão desconectadas?

Rangel - Eu falo da internet, que é fantástica  para aproximar os distantes, mas  também para separar os proximos. As vezes você chega em uma roda de amigos, onde estão todos ali sentados sem conversar com o outro, mas ficam no celular  olhando o mundo, e não conversam com quem está perto". A internet é ótima, mas tem dessas coisas".

Portal- Que recado você deixa em relação ao forró?

Rangel- Abram o coração, além dos olhos para o forró, que  é uma coisa de sentimento, de raiz, é a nossa cultura . Tanta gente boa, Luiz Gonzaga, Accioly Neto, Petrúcio Amorim, Targino Gondim..  Accioly Neto,  por exemplo, é um poeta pernambucano que tem grandes músicas no forró. Todo mundo adora quando escuta o forró.
 


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados