Curta a nossa página
11/01 08h11 2018 Você está aqui: Home / Teatro Portal Abrantes Imprimir postagem

Festur traz espetáculo inédito sobre a história de Lauro de Freitas

O espetáculo teatral inédito, “ESTÓRIAS DE IPITANGA” será apresentado no dia 19 de Janeiro , no Cine Teatro Lauro de Freitas, fazendo a abertura  artística do FESTUR- Festa Turística Étnica Cultural de Lauro de Freitas.

 

O espetáculo teatral traduz, na forma cênica, estórias e momentos de destaque da história do Município de Lauro de Freitas, desde as primeiras tribos Tupinambás até os dias de hoje. Marinho e Mirinha são dois estudantes que resolvem mergulhar no passado da cidade em que vivem, daí fazem uma viajem mágica perpassando por momentos como a chegadas dos Portugueses, o Triunvirato dos Índios, o milagre do Padre Anchieta, a chegada dos Negros, O levante do Joanes, o campo de Aviação com as Linhas Francesas Latecoere, a Base Aérea, Independência da Bahia, Emancipação da Cidade até a ascensão do município que desponta entre os 07 mais importantes da Bahia, num final apoteótico com a chegada do Metrô e da Metro Cultura.

 

A montagem escrita pelo diretor teatral Tobe Velloso e pelo historiador Gildásio Freitas é resultante do Curso de Formação para Jovens Intérpretes da Cia Municipal de Teatro, projeto dos Agentes Culturais da SECULT de Lauro de Freitas, que formou 60 integrantes, selecionados em audição pública, no primeiro semestre de 2017, para alunos (as) das Escolas do Ensino Fundamental e Médio. Durante o curso os alunos passaram por diversas experiências, em disciplinas variadas, tais como Arte Circense, com o grupo Bambolê, Maquiagem e adereços, com Flora Lee, Capoeira e Maculelê, com os Mestres Jerson e Reginaldo, Figurino com Dalila Almeida, Preparação do Ator, com Renato Lima, Condicionamento Físico, com Catraca, Terno de Reis, com D. Aideé, entre outras disciplinas, enquadradas na área do aprendizado teatral, a
exemplo de História do Teatro Brasileiro, Corpo e Movimento, Gêneros Literários.

 

“É a primeira vez que se pensa em uma Cia Municipal de Teatro na cidade. Nesta primeira etapa, que nos servirá como piloto para os anos seguintes, foi uma experiência produtiva e surpreendente. Uma atitude audaciosa por parte da nossa gestão. Dia 19 deste mês com a estreia do espetáculo esperamos tornar a Cia de Teatro um marco em gestões de cultura,
servindo para a ampliação para outras áreas artísticas, como a dança, por exemplo.” Destaca o Secretário Municipal de Cultura Manoel Carlos Carlucho.

 


A FESTUR - Festa Turística Étnica e Cultural de Lauro de Freitas, acontece de 19 a 21 de janeiro com uma programação extensa e diversificada que traz desde cortejo étnico cultura com entidades locais até uma cavalgada, passando por espetáculos teatrais e circenses, debates, feiras de artesanato e shows.  Uma extensão da Univerão (Universidade de Verão), que traz um leque de experiências oferecido por 11 universidades, institutos e entidades culturais. 

 

FICHA TÉCNICA

DRAMATURGIA: Gildásio Freitas

DIREÇÃO: Tobé Velloso
COREOGRAFIA: Leo Lopes

ORIENTAÇÃO PEDAGOGICA: Nelci Sales

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Flau Fontenelle

 

 

SERVIÇO


O QUE: Espetáculo “ESTÓRIAS DE IPITANGA”

QUANDO: 19 de janeiro de 2018
ONDE: Cine Teatro de Lauro de Freitas (Praça da Matriz- Centro)

HORÁRIO: 19hs

QUANTO: ENTRADA FRANCA

CLASSIFICAÇÃO: Livre

INFORMAÇÕES: (71) 99235-1998

 

Fernanda Anjos


Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.